segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Divulgando seu trabalho

Hoje li um post muito bacana no site Assimsim, e resolvi postar aqui, para eu lembrar o que devo fazer e para ajudar pessoas como eu, que amam fazer artesanato mas ainda não tem muito retorno desse trabalho.


ENVIE UM RELEASE PARA OS JORNAIS DA SUA CIDADE
Se você quer que as pessoas conheçam seu trabalho, você precisa divulgá-lo! Então, vá até uma banca de revista e compre os jornais da sua cidade! Procure o nome e o contato da pessoa responsável por divulgar coisas bacanas que acontecem! É muito importante que você crie uma boa impressão já no primeiro contato... então escreva um texto contando resumidamente sua história (relacionada ao seu trabalho) e o porquê de estar entrando em contato!

FREQUENTE E PARTICIPE DE FEIRAS LOCAIS
Nós sabemos que é bem concorrido e, na maioria das vezes, muito caro conseguir um espaço bacana nas feiras locais. Mas você pode frequentá-las! O objetivo da participação em feiras não é fazer dinheiro, mas sim ter visibilidade... mostrar a sua marca, o seu trabalho, trocar ideias e fortalecer sua rede de contatos... coisas inestimáveis! Então, mesmo que não vá expor seus produtos, leve sempre muitos cartões de visita ou um folder bem bacana sobre o seu trabalho e o seu ateliê...

DÊ AULAS OU PARTICIPE DE OFICINAIS
Se você tem habilidade para ensinar, procure lojas ou ateliês que dão cursos de artesanato/craft e se ofereça para dar aulas sobre o que você sabe e mais gosta de fazer. Nada melhor para se tornar referência na sua cidade do que ensinar outras pessoas! Mas se você não se sente a vontade, frequente um curso de seu interesse como aluna, aprenda novas técnicas, troque experiências e divulgue seu trabalho!

EXPONHA SEUS PRODUTOS NOS ATELIÊS DE OUTROS CRAFTERS
Muitos crafters tem seus espaços físicos, sempre charmosos e aconchegantes! E, normalmente, estão dispostos a mostrar o trabalho de outros artistas... isso traz bons resultados para os dois lados! Você pode entrar em contato com essas pessoas, mostrar o seu trabalho e iniciar uma parceria!

ORGANIZE ENCONTROS
Que tal combinar encontros frequentes com os crafters da sua cidade para trocar ideias, experiências ou simplesmente fortalecer os vínculos? Pode ser um simples café ou um lanche da tarde num lugar bacana da cidade! Assim, a próxima ideia vai ser a mais bacana de ser colocada em prática!

ORGANIZE UM BAZAR
Não é sem propósito que esse é a última ideia, pois ela depende das outras para ser um sucesso!Escolha entre seus contatos aqueles com os quais você tem mais afinidade e organizem juntos um bazar. Pode ser em uma cafeteria bacana da sua cidade, no salão de festas do seu prédio, na garagem de sua casa, na escola do seu filho... use a criatividade que faz parte do dia-a-dia e do seu trabalho para organizar algo bem acolhedor. Divulgue na Internet, mande release para a imprensa local (jornais impressos e blogs), convide amigos...

Você já colocou em prática alguma dessas informações? Qual foi o resultado? Compartilhe sua experiência com a gente... deixe seu comentário!

Esse post foi baseado no texto Five Ways To Become a Local, de Samantha Hirst para o blog Meylah.

Extraído do site: www.assimsim.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário